16 de novembro de 2011

Deusas mitológicas, versão pin-up:

Aracne:


Para os curiosos: era uma mortal com uma habilidade extraordinária na arte de tear e bordar, era tão admirada por todos que começou a se comparar a Deusa Atena na qualidade de seus trabalhos, ai já viu né? Quando a noticia chegou ao Olimpo Atena ficou furiosa com a petulância da mortal e então promoveu uma competição. Nos quatro cantos de sua peça Atena mostrava o que acontecera com os mortais que havia desafiado os Deuses no passado, mas a desafiante não desistiu do duelo e teceu cenas mostrado as falhas dos Deuses, e enquanto avançava apareciam cada vez mais insultos contra os Deuses, seu trabalho bem feito. Atena se irritou e cortou o tecido em pedaços com sua lançadeira, tocou Aracne na testa fazendo-a entender a extensão da ofensa, de tão envergonhada ela se enforcou. A Deusa disse-lhe que poderia continuar vivendo, mas para que ela aprendesse a lição seus descendentes continuariam pendurados. Assim ela foi transformada em aranha- sempre fiando a linha pela qual permaneceria suspensa. E é por isso que até hoje o termo que designa aranha em grego é aracne.

Para os preguiçosos:  Era um mortal que foi transformada em aranha por ter desafiado Atena quando teceu uma peça mostrando as falhas dos Deuses, assim ela foi transformada em aranha- sempre fiando a linha pela qual permaneceria suspensa.




Ártemides:


 Para os curiosos: Filha de uma traição do Deus Zeus e de Leto, por isso foi amaldiçoada por Hera, que estava louca de ciúmes, prometendo que terra nenhuma serviria de manto o nascimento de seus filhos. Sabendo disso a Deusa Dolphin contraria a ordem e permite Letó gere sua prole em sua ilha em Delos, ao dar a luz a Deusa Artemis já nasce adulta e auxilia no difícil parto de seu irmão gêmeo Deus Apolo (por isso passa a ter sua figura associada ao parto), vendo o sofrimento de sua mãe pediu a Zeus que a mantivesse casta para sempre o que lhe conferiu a missão protetora das parturientes. Era particularmente amada e seguida por 60 ninfas, das quais exigia castidade absoluta e com as quais dançava freqüentemente nas florestas- por isso é a também a Deusa da natureza, das colheitas, dos animais selvagens e das cidades. Também era protetora das mulheres e tem sua imagem ligada ao companheirismo e a amizade. 

Para os preguiçosos: Era fruto de uma traição do Deus Zeus e de Leto e irmã gêmea do Deus Apolo. Era a que regia os Deuses e Deusas da caça e dos animais selvagens, e também era a deusa do parto, da natureza e das colheitas. E que, ao ver o sofrimento de sua mãe no parto de seu irmão Apolo, pediu a Zeus que a mantivesse casta para sempre.


Athenas:
        

Para os curiosos: Athenas  era a deusa grega da sabedoria e das artes, foi concebida da união de Zeus e da deusa Métis. Era uma deusa virgem- pois pedia para que os deuses não se apaixonassem, pois ela ficaria grávida e teria que largar sua vida de guerras e passar a viver em uma vida doméstica- linda, guerreira e protetora de seus heróis escolhidos e também de sua cidade Atenas. Era a filha predileta de Zeus, porém quando Métis ficou grávida, Zeus a engoliu a esposa com medo de sua filha nascer mais poderosa que ele e lhe tirar o trono, Métis foi para a cabeça dele. Mas com o passar dos anos, Zeus sentiu uma forte dor de cabeça e pediu para Hefesto lhe desse uma machadada, foi então que Atena já adulta saltou de dentro do cérebro de seu pai, já com armadura, elmo e escudo. Ela leva uma lança na mão que significa uma estratégia de vencer e tem o raio como principal arma. Lembraram dela né? Foi ela que transformou Aracne em uma aranha. 

*curiosidade: A coruja é o animal associado a Deusa, por ser um animal atento e noturno. E devido ao fato de ser atribuída a Deusa a coruja também se tornou símbolo do conhecimento e da sabedoria para muitos povos.

Para os preguiçosos: Filha preferida de Zeus, virgem, linda, guerreira e protetora de seus heróis. Leva uma lança na mão que significa uma estratégia de vencer e tem o raio como principal arma, a coruja é o animal associado a esta Deusa – que se tornou símbolo de conhecimento e sabedoria para muitos povos devido a esta atribuição.



Circe:  
  

 Para os curiosos: era filha de Eetes e Hécate. Hécate era especialista em drogas e Circe também se dedicou ao estudo das drogas e raízes, e além das que aprendeu com sua mãe, também descobriu muitas outras, de modo que ninguém a superava. Com o auxílio de sua varinha, poções, ervas e feitiços, transformava homens em animais, fazia florestas se moverem e o dia virar noite. Circe se casou com o rei dos sármatas, e após matá-lo envenenado, sucedeu-o no trono, cometendo vários atos cruéis e violentos contra seus súditos. Por isso foi exilada na ilha de Ea, que emanava uma luz tênue e fúnebre, que era associada aos vôos mortais dos falcões, pois, assim como eles ela rodeava suas vítimas para depois enfeitiçá-las. Lembram-se dela em Odisséia?  

Para os preguiçosos: era filha de Eetes e Hécate, que com o auxílio de sua varinha, poções, ervas e feitiços, transformava homens em animais, fazia florestas se moverem e o dia virar noite. Foi exilada para a ilha de Ea, por causa de suas atrocidades.



Freya:



Para os curiosos: filha do Deus Njord com a giganta Skadi, Deusa da sensualidade, da luxuria, do sexo, do amor, da magia e da adivinhação. Teve diversos amantes, mas o principal deles foi Odur seu marido que quase nunca fica em Asgard fazendo com que ela chore lágrimas de ouro – podendo ser também a Deusa da riqueza. Freya é líder das valquirias e tem um salão em Asgard chamado Sessrumnir, onde ela ficava co alguns guerreiros mortos de Odin.

Para os preguiçosos: filha do Deus Njord com a giganta Skadi, é a Deusa da sensualidade, da luxuria, do sexo, do amor, da magia e da adivinhação. Líder das valquirias.



        

Selena: 


Para os curiosos: a Deusa grega da lua, filha dos titãs Hipérion e Téia, tendo como irmãos, a Deusa Eos e o Deus Hélios. Ela cruzava os céus conduzindo a Lua. Todas as noites seguia o seu irmão Hélio, o Sol, tentando apanhar os seus fogosos raios para refletir a luz de novo para a Terra. Uma noite, ao atravessar os céus, olhou para baixo, viu Endymion a dormir nos montes e apaixonou-se pelo belo pastor. Noite após noite, não parava de olhar para a sua beleza dócil e cada vez o amava mais, até que, por fim, houve uma noite em que deixou a Lua entre o Sol e a Terra e desceu aos campos verdejantes para se deitar a seu lado. Ficou com ele durante três noites e a Lua, incapaz de apanhar os raios do Sol, enegreceu. As pessoas começaram então a temer a Lua negra. Diziam que trazia a morte e libertava as forças do Mal que deambulavam na escuridão da noite. Zeus, enfurecido com as trevas que cobriam a Terra, castigou Selene mergulhando Endymion em um sono eterno. Selene escondeu seu grande amor em uma gruta e agora durante três noites em cada mês lunar, vai visitá-lo cobrindo-o com beijos prateados. Na profundeza de seus sonhos Endymion sonha que esta a abraçar a Lua, e deu a Selene varias filhas que também são guardiãs da noite- belas e poderosas como a mãe, porem mortais como o pai. *Curiosidade: o leão é associado à Deusa Selene, a qual cansada de sua companhia o atirou sobre o monte Apesa.

Para os preguiçosos: a Deusa grega da lua, filha dos titãs Hipérion e Téia. Apaixonada por Endymion, deixou a Lua entre o Sol e a Terra e desceu aos campos verdejantes para se deitar a seu lado. Zeus enfurecido fez com que ele dormisse eternamente. Selene escondeu seu grande amor em uma gruta e agora durante três noites em cada mês lunar, vai visitá-lo. Eles tiveram varias filhas que também são guardiãs da noite.




Sereias:


Para os curiosos: parte mulher e parte peixe, filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore, habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Elas representam o sexo e a sensualidade. O que eu achei mais próximo da associação entre mágica e sereias foi a caracterização dada a elas na Irlanda: da cintura para baixo, as sereias são peixes. Da cintura para cima, são belas jovens com pele pálida, olhos escuros e cabelos compridos. Podem se transformar em humanos e animais terrestres com ajuda de uma capa mágica de penas vermelhas- que se roubada impede o retorno destas para o mundo subaquático, são geralmente de natureza pacífica e benévola para com os humanos, com os quais às vezes se casam. Os filhos desses casamentos têm membranas entre os dedos das mãos e dos pés e, às vezes, também uma pele escamosa.

Para os preguiçosos: parte mulher e parte peixe, filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore, habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Representam o sexo e a sensualidade.

                        

Medusa:


Para os curiosos: tinha corpo e rosto de uma bela mulher, asas de ouro e presas de bronze, porem Medusa teria feito amor com Poseidon em um dos templos de Atena, o que levou a deusa, furiosa, a transformar Medusa e suas irmãs em seres repugnantes, com pele escamosa e serpentes enormes na cabeça. Dentre as três, Medusa foi a mais castigada, pois além da terrível aparência, Atena a tornou mortal, e lhe deu um poder terrível: seu olhar transformava quem a olhasse em estátua de pedra. Medusa e suas irmãs passaram a viver em uma caverna, no extremo ocidente da Grécia, junto a um país chamado Hespérides, nos arredores dessa caverna, existia inúmeras estátuas de homens e animais petrificados.

Para os preguiçosos: tinha corpo e rosto de uma bela mulher, asas de ouro e presas de bronze, porem após ter feito amor com Poseidon em um dos templos de Atenas, foi transformada, pela Deusa furiosa, em uma criatura repugnante que transformava os homens que a olhassem em pedra.

* por nada mas é minha preferida.

   





6 comentários:

  1. muito massa gatinha
    só falto tu de deusa ali :P

    ResponderExcluir
  2. Medusa não era Deusa, Medusa e um Mostro...

    ResponderExcluir
  3. medusa é um monstro e vive na bahia numa cidade chamada itabuna num bairro chamado sao pedro o nome dela é silvania aliás a familia dela são todos monstros

    ResponderExcluir
  4. A medusa não fez amor com poseidon, ela foi estuprada por ele
    " Na verdade era uma bela moça de cabelos sedosos, sacerdotisa virginal do templo de Atena, Poseidon se encantou com a beleza dela, mas ela não poderia se entregar pra ele pois deveria permanecer virgem.. Só que um dia Poseidon cansou, e decidiu pegar Medusa a força.. Ela correu pro templo de Atena achando que iria ser protegida pela Deusa, mas Poseidon não a respeitou e a possuiu no chão frio, e ela só recebou o despreso "
    Atena ficou furiosa com aquela afronta, e achou que Medusa havia provocado Poseidon, como ela não podia fazer nada contra ele.. Transformou Medusa no monstro

    ResponderExcluir