16 de abril de 2016

Lugares para conhecer: Museu das Minas e do Metal, Belo Horizonte - MG



Semana passada fomos até Belo Horizonte para conhecer o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Sabe aquele tipo de lugar que dá pra perder longas horas sem se importar com o tempo ''perdido''? Então! Dentro do museu é tudo lindo e bem clássico como a maioria dos museus são, com pilastras enormes e umas escadarias pra deixar qualquer um de queixo caído. Só que não tiramos muitas fotos da arquitetura do museu, mas quem quiser dá pra ver bem de pertinho aqui (link). 

O segundo andar do museu é dedicado aos minerais e a mineração em si. A primeira ''atração é o Chão de Estrelas:


Foto: Jomar Bragança



Em cada uma dessas lunetas no chão tem um mineral diferente, no total são 16 e dentre eles podemos ver ouro, diamante, quartzo bem de pertinho. É incrível!


A segunda atração que tivemos contato foi o Inventário mineral, no inventário podemos ver minerais, gemas e até meteoritos encontrados em território mineiro. Saí dessa parte encantada e com vontade de levar tudo pra casa.













O terceiro andar é todo dedicado aos metais, nele fomos em três atrações sensacionais. A primeira foi uma tabela periódica inteira projetada no chão de um salão enorme.

Foto: Jomar Bragança
Ficamos até com um pouco de medo, a foto acima tem uma iluminação boa não dá pra ter muita noção, mas confiem em mim na hora tudo que passava na minha cabeça era uma cena parecida com essa: 

Um cara saindo mais ou menos assim:


No meio desses tubos metálicos:


Ahahahahaahha, brincadeiras a parte! 



Uma outra atração, bem disputada por sinal, é a mesa de átomos. Nela tu pode ver os elementos isolados ou brincar formando moléculas:

Fonte: link


A ultima atração era uma balança que media, aproximadamente, a quantidade de minerais presentes no nosso corpo de acordo com o peso, logo não se deve levar a sério afinal não é nenhum diagnóstico médico.


Foto: Jomar Bragança


Como o museu é enorme, e não conseguimos visitar todas as atrações por falta de tempo e também porque algumas estavam em manutenção, separei as que eu mais gostei nesse post pra vocês. Espero que tenham gostado!



Chêrin pro cês e até o próximo post :*


Nenhum comentário:

Postar um comentário